quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Sexo e repressão na sociedade selvagem; tradução Francisco Guimarães, Petrópolis, vozes, 1973.

O texto passa para o leitor as diferenças entre o sexo do animal e do homem e suas opiniões relacionadas.
Para o zoólogo a espécie é a unidade para o antropólogo a unidade é a cultura.. Em outras palavras, o zoólogo trata de um comportamento instintivo especifico, o antropólogo trata de uma resposta habitual culturalmente elaborada.
No homem não a estação de cio, o que significa que o homem é capaz de ter relações sexuais em qual quer época e a mulher esta pronta a responder a ele, condição que, como todos sabemos, não simplifica o convívio humano.
Em todas as espécies animais o acasalamento tem de ser seletivo, isto é, deve haver oportunidade para comparação e escolha num i noutro sexo. Tanto o macho quanto a femia deve ter uma possibilidade de exibir seus encantos, de exercer atrações, de competirem pelo parceiro escolhido.
Na sociedade primitiva a uma proibição mais ampla das relações sexuais, que exclui grupos inteiros de pessoais de quaisquer relações sexuais. Esta é a lei da exogamia. Logo após o tabu do incesto, o segundo em importância é a proibição do adultério. Enquanto o primeiro serve para defender a família o segundo serve para proteção do casamento.
O cio, porem, não somente fornece ao animal as oportunidades de seleção mais também circunscreve e delimita de modo definido o interesse sexual.

Nenhum comentário: