quinta-feira, 21 de agosto de 2008

FABIANE, Villa. Educação Fisica Escolar: aspectos antropologicos, Universidade de São Paulo, escola de educação fisica e esporte

A autora Fabiane Villa tenta mostrar conhecimentos e opniões de vários autores sobre as diferenças entre a educação familiar e a educação escolar. Nele apresenta em seu trabalho, uma abordagem da educação fisica escolar sob ótica da antropologiatratando de assuntos que se referem a educação, a escola e a educação fisica.
Segundo Alves citado por Fabiane Villa(1988), ressalta que não se deve confundir educação com escola, principalmente porque a escola é uma instituição tardia e restrita, enquanto a educação é tão antiga quanto o nascimento da cultura e do homem. Essa idéia pode ser confirmada ao verificar que, ao contrário da educação, a escola não constitui um universal da cultura. Já segundo Mariz de Oliveira citada pela mesma(1988) entendi que competi a escola a maior parte da orientação para um saber sistemático , tornando-se um fator decisivo na educação e cuja função central é transmitir uma parte do patrimonio cultural de uma geração a outra, ensinando as habilidades fisicas e intelectuais necessárias ao desempenho das diferentes funções na força de trabalho e colocando regras de comportamento, ordem, obediência e disciplina apropriadoas para a eficiência das relações socias de produção.
Acredita-se que a educação existe no imaginário das pessoas, esperando que sua missão seja transformar sujeitos e mundos em alguma coisa melhor, de acordo com as imagens que se tem de uns e outros.
Uma grande diferença entre a sociedade passada e atuais é a forma de educar e transmitir a altura. Se antes era a família quem exercia fundamentalmente o papel de educar, hoje é a escola que geralmente acumula tal função , além de desempenhar atribuições específicas e únicas no processo de escolarização.
Para que a educação fisica possa desempenhar de modo global a sua função na escola acredita-se que seu compromisso com o processo de aprendizagem, relacionado com o conhecimentos pertinentes à escolarização, deva ser apresentado de forma substancial e convincente.

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